Otimizando o Desempenho do Processador em Windows 10: Soluções Eficientes (2023)

Introdução

Ao iniciar o seu computador e se deparar com um desempenho excessivamente lento, onde o uso do processador atinge 100% sem motivo aparente, é uma situação frustrante. Esse problema é especialmente comum no Windows 10, mas felizmente, há soluções. Neste artigo, apresentaremos algumas ações que você pode tomar para resolver esse problema ou identificar sua causa.

Verificando o Problema

Antes de tudo, certifique-se de que o problema de lentidão está relacionado ao processador atingindo 100%. Além da lentidão, você pode notar os ventiladores do PC funcionando em alta velocidade, indicando possível superaquecimento. Acesse o Gerenciador de Tarefas do Windows (CTRL + SHIFT + ESC) para confirmar se o processador está operando no limite, mesmo sem tarefas exigentes em execução.

Soluções para Processador a 100%

1. Verificando a Fonte de Alimentação

A falha na fonte de alimentação pode afetar tanto desktops quanto laptops. Se a fonte não fornece energia adequada, o sistema pode aplicar undervolt automaticamente, levando a problemas de desempenho. Certifique-se de que laptops estão no modo de alto desempenho. Para desktops, a troca da fonte pode ser necessária.

2. Desativando Superfetch (ou Windows Search)

O Superfetch, presente no Windows 10, aprende padrões de uso para acelerar o carregamento de aplicativos. Contudo, em hardware antigo, pode causar problemas. Desative o Superfetch acessando os "Serviços do sistema" e desabilitando o serviço "Sysmain". Faça o mesmo com o serviço "Windows Search" se necessário.

3. Desativando o Antivírus

Antivírus consomem recursos significativos. Temporariamente desative seu antivírus para verificar se é a causa do processador a 100%. O Windows Defender oferece proteção adequada, eliminando a necessidade de antivírus de terceiros.

4. Identificando Erros em Processos Específicos

No Gerenciador de Tarefas, se um processo chamado "Service Host" estiver constantemente usando o processador, use o Visor de Eventos do Windows para identificar erros específicos. Procure por eventos relacionados a erros em "WMI-Activity -> Operational" e localize a aplicação problemática.

5. Alterando o Plano de Energia

Acesse as "Opções de Energia" no Painel de Controle e mude para o plano "Equilibrado". Restaure as configurações padrão do plano para garantir eficácia. Verifique se o processador ainda está a 100% no Gerenciador de Tarefas.

Conclusão

Manter o processador constantemente operando a 100% não é normal e pode resultar em problemas de desempenho a longo prazo. Ao seguir essas soluções, você pode identificar e resolver eficientemente problemas relacionados ao processador no Windows 10. Se persistirem, considerar a formatação do PC pode ser uma solução radical, mas eficaz, para garantir um desempenho ideal. Mantenha seu sistema otimizado para uma experiência de computação mais suave.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kieth Sipes

Last Updated: 05/09/2023

Views: 6410

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kieth Sipes

Birthday: 2001-04-14

Address: Suite 492 62479 Champlin Loop, South Catrice, MS 57271

Phone: +9663362133320

Job: District Sales Analyst

Hobby: Digital arts, Dance, Ghost hunting, Worldbuilding, Kayaking, Table tennis, 3D printing

Introduction: My name is Kieth Sipes, I am a zany, rich, courageous, powerful, faithful, jolly, excited person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.